Há muitas pessoas que tem interesse e desejo de montar uma loja virtual e fazer disso seu negócio. Mas a maioria não faz a menor ideia de onde começar o negócio. A maior dúvida é em relação à plataforma a ser escolhida. A primeira grande dica para ajudar nesse processo é saber que não há receita pronta para ser usada. Há uma série de fatores que influenciam essa decisão conforme o modelo de negócio a ser feito.

Como começar a busca pela plataforma ideal?

Saiba que a resposta sobre a melhor plataforma está no projeto do seu negócio, no seu planejamento. É o seu modelo de negócio que dará o direcionamento e apontará as necessidades de sua plataforma.

Mas, de modo geral, há alguns fatores a serem levados em conta:

Como diversos outros produtos, a melhor plataforma é aquela que atende suas necessidades de curto e médio prazo com menor custo, que está dentro do seu orçamento. Outra questão é ter uma plataforma compatível com as habilidades técnicas de sua equipe. Não adianta investir em algo complexo e não ter mão de obra para operacionalizar.

É importante que a plataforma seja adequada ao momento do seu negócio. Mas deve-se também levar em conta a possibilidade de expansão e desenvolvimento do e-commerce. Isso faz parte da avaliação custo-benefício do produto. Como falamos anteriormente, é preciso que a plataforma seja compatível com seu negócio e com a capacidade técnica da equipe. Mas é importante pensar também no crescimento, por isso é importante ter o planejamento bem definido.

A troca de plataforma sempre causa transtorno, tanto no treinamento da equipe quanto nos transtornos aos clientes. A cada troca é um retrabalho. Por isso, deve-se avaliar e levar em consideração a possibilidade de expansão do negócio com a plataforma escolhida.

Outras dicas passam pelos recursos relacionados ao marketing digital e, claro, os valores de tudo isso e o suporte técnico. O bom andamento do negócio virtual depende do suporte técnico. Pesquise com outros clientes da plataforma como é o atendimento, a prestação de serviço e sobre a agilidade em resolver problemas, desde os mais simples até os mais complexos.

Plataformas estão mais acessíveis

Embora tenham custo razoável, as plataformas estão mais acessíveis a todos. Até mesmo as pequenas empresas podem ter acesso a esse tipo de ferramenta. Além do valor que está mais acessível, há facilitadores de pagamento que permitem opções de pagamento até para os pequenos empreendedores.

Dicas importantes

Não contrate nenhuma plataforma sem navegar no painel de controle. Verifique todas as funcionalidades que ela oferece e confirme se todas já estão inclusas no valor negociado. Isso evita cair em armadilhas que fazem você ter que comprar vários “opcionais” depois, aumentando consideravelmente o custo final.

Verifique as facilidades para cadastrar produtos, se é possível importar dados de outros bancos de dados, que facilitaria muito o trabalho de cadastro de produtos. Também verifique os relatórios que a plataforma é capaz de gerar. Isso fará toda a diferença nos eu dia a dia.

Seguindo essas dicas é só começar a vender! Bons negócios!

Qual o melhor sistema de Loja Virtual?