Dores nas costas são totalmente indesejáveis e dispensáveis! A razão é óbvia: o tamanho do estrago delas em nosso estado emocional é enorme!
Por isso, é preciso entender a causa das dores nas costas para poder encontrar um meio de sucesso para aliviar esse desconforto.
Quer saber os motivos que levam às dores nas costas? Preparamos uma explicação curta e objetiva para que você entenda melhor o mal que te aflige tanto.

De onde se originam as dores nas costas?
Muitos especialistas apontam as causas principais das dores nas costas como sendo:
Constantes espasmos musculares
Dolorosas hérnias de disco
Uma das causas principais, a hérnia de disco, causa dores excruciantes que podem debilitar a rotina, mesmo de uma pessoa bem jovem. O mesmo ocorre com os espasmos sofridos pelos músculos do corpo. Vamos entender um pouco mais sobre esses dois males físicos.

Dores nas costas causadas por espasmos musculares
Pessoas que sofrem dores nas costas por causa de espasmos musculares costumam explicar que a dor é tão intensa e repetitiva que pode ser comparada a diversos terremotos que acontecem nas costas! Porque isso acontece?
Quando os músculos do corpo não estão sob tensão, eles ajudam a coluna a se estabilizar e permanecer fixa, realizando com absoluta tranquilidade movimentos de torção e flexão. Porém, ao sofrer espasmos, os músculos se torcem e endurecem repentinamente. Isso chega a deixar a pessoa “entrevada”, como se diz costumeiramente.
Uma grande quantidade de especialistas costuma afirmar que esse tipo de dores nas costas na realidade serve para proteger o corpo de dano adicional a partes enfraquecidos da musculatura. Porque?
Somente dessa forma a pessoa se força a deitar-se, que é a posição onde a musculatura do corpo fica mais aliviada.
Segundo esse conceito amplamente divulgado na comunidade ortopédica, você pode encarar os espasmos musculares como amigos, e não inimigos. A teoria mais uma vez se mostra simples, e a prática, novamente dolorosa.

Dores nas costas causadas por hérnias de disco
Por outro lado, a hérnia de disco é a outra principal causadora de dores nas costas. Depois de mais ou menos vinte e poucos anos de idade, uma mudança ocorre no organismo humano. Por incrível que pareça, essas mudanças numa idade tão precoce têm relação direta com o que hoje chamamos de hérnia de disco.
Mais ou menos com essa idade, o interior dos discos da coluna vertebral diminui consideravelmente de tamanho. Isso ocorre por que a umidade e a elasticidade deles diminuem. Pode parecer estranho, mas esse ajuste não causa dor.
A dor ocorre quando a porção interna do tecido esponjoso da coluna forma protuberâncias parecidas a calos. Estas são as temidas hérnias que fazem muito sofrer!
Vinte e quatro das vértebras (ou ossos) da coluna se empilham uma a uma com uma proteção entre si. Os espaços existentes entre elas são preenchidos por raízes nervosas que, quando pressionadas pelas hérnias, produzem muita dor.
Isso faz com que pequenos movimentos como um simples levantar do sofá ou pegar o smartphone que está no chão se torne tão difícil.

Segundo os especialistas, essas são as principais causas de dores nas costas. Saber disso ajudará você a entender a importância de cuidar bem de sua coluna e da sua musculatura para controlar a quantidade de dor que você sente.

De onde se originam as dores nas costas?